sexta-feira, 19 de março de 2010


ESCATOLOGIA – APOCALIPSE.

O MILÊNIO.

O milênio refere-se ao reinado de Jesus Cristo por mil anos encontrado nas Sagradas Escrituras, descrito especialmente em Apocalipse 20.
Muitas passagens do Antigo Testamento também apontam para uma época durante a qual o reinado de Davi como rei irá prevalecer sobre várias nações do mundo para sempre.
Há três visões sendo consideradas e avaliadas pelos os cristãos como sendo as divisões principais do milênio.
O ponto de vista mais considerável pelas as Sagradas Escrituras é o pré-milenista.

O PRÉ – MILENISMO.

De acordo com esse ponto de vista, Jesus Cristo retornará a terra, antes do milênio e esse retorno se chamará (Segunda vinda).
Essa vinda acontecerá logo após a tribulação.
Jesus Cristo virá reinar na terra, especialmente em Jerusalém, durante um período de mil anos, nos quais as promessas de Deus feitas à nação de Israel serão cumpridas, incluindo a restauração de Israel a terra prometida.
Neste período Satanás será preso (amarrado) depois, ele será solto durante um período curto de tempo.
Ele irá guerrear contra Cristo, somente para ser derrotado e lançado no “Lago de Fogo”; Apocalipse 20:7, 10.
Então, depois deste tempo Deus destruirá tudo com fogo e estabelecerá um novo Céu e uma Nova Terra.

DESFECHO DOS ACONTECIMENTOS:

Visão pré-milenista – Segunda Vinda de Cristo é exatamente quando ele irá destruir o iníquo; II Tessalonicenses 2:8 – o termo é paralisar, aniquilar, ou deixar inerte o inimigo.

Satanás será preso.
Isaías 24:21-23
Mateus 12:24-29
João 12:31
Colossenses 2:15
Hebreus 2:14
Apocalipse 20:3.

Guerra do Armagedom período conhecido como a tribulação que será divida em duas fases, a tribulação e a grande tribulação.
Apocalipse 19:15,19
Apocalipse 16:16

O que vai acontecer durante a tribulação?
1. Cristo reina em Jerusalém.

II Samuel 7:16
Salmos 2:7-8

2. Esse período será de paz.
Isaias 2:4
Miquéias 4:3-5
Zacarias 9:10

3. A natureza será completamente restaurada nessa época.
Isaias 11:6-9
Isaias 35:1-10
Amós 9:13-15

4. O Cristianismo será considerado, a religião universal.
Isaias 45:22-25
Zacarias 13:2

5. A terra será restaurada para os judeus
Ezequiel 47:13-23
Ezequiel 48...

Esse é o período em que Cristo estará reinado com todos os salvos desde inicio da igreja até a sua volta.
No termino do milênio Satanás é solto durante pouco tempo, vai sai para enganar as nações e atacar Jerusalém a Cidade Santa, a querida; Apocalipse 20:7-9.
Fogo descerá do céu, vindo do Senhor Deus e devorará Satanás e as nações que se unir a ele.
Satanás será lançado definitivamente no “lago de Fogo”; Apocalipse 20:9-10, depois disto acontecerá o julgamento do Grande Trono Branco, todos os ímpios serão julgados e condenados; Apocalipse 20:11-15.
Agora temos Novo Céu e uma Nova terra.

CONCLUSÃO:
Na visão Pré-milenista as coisas acontecem na seguinte ordem é necessário atentar, pois é essa visão bíblica fundamental para todos os cristãos Neo-Testamentário.
a) Arrebatamento da Igreja.
b) A tribulação.
c) Milênio.
d) Novo Céu e Nova terra.
e) A eternidade com Cristo.

Pr. Francisco Gomes Sobrinho.



O AMILENISMO.


Segundo este ponto de vista, não haverá um reinado de mil anos de Cristo literalmente na terra.
Após um período de tempo não – especifico, Cristo voltará à terra, esse retorno se chamará segunda vinda, banirá Satanás de terra e estabelecerá um novo céu e uma nova terra para a eternidade.
O principal problema dessa visão é que não há boas razões para interpretar os “mil anos” como sendo outra coisa senão mil anos mesmo.

DESFECHOS DOS ACONTECIMENTOS:

Na visão amilenista Cristo reina do trono celestial; Mateus 16:28; Atos 2:30-34, com as almas dos cristãos mortos.

Colossenses 1:13,
I Tessalonicenses 2:12,
Hebreus 12:28,
Apocalipse 3:21,
Apocalipse 20:4,

Satanás será preso.
Mateus 12:24-29,
João 12:31,
Colossenses 2:15,
Hebreus 2:14,
Apocalipse 20:3,

A ressurreição de Cristo.
A tribulação – Satanás será solto “durante um pequeno espaço de tempo”, sairá para enganar as nações, levanta o anticristo, grande guerra do Armagedom; Apocalipse 20:7-9.
O milênio para o amilenismo é a época da igreja, conhecida como época da graça com todas as suas tribulações.

A segunda vinda de Cristo é quando ele vai destruir o iníquo; II Tessalonicenses 2:8.
Ressurreição geral dos mortos e arrebatamento dos cristãos vivos.
Daniel 12:1-2,
João 5:28-29,
Atos 24:15,
I Tessalonicenses 4:13-17,

O julgamento do grande trono branco.
Todos os ímpios serão julgados e condenados; Apocalipse 20:11-15.

CONCLUSÃO:
Na visão amilenista as coisas acontecem na seguinte ordem:
Não haverá arrebatamento da igreja;
O milênio é a era da igreja aqui na terra com todas as suas provações;
A segunda vinda de Cristo, ele virá somente para reinar no coração, pois ai já é o milênio.
Novo Céu e nova Terra.

Pr. Francisco Gomes Sobrinho.


O PÓS - MILENISMO.



Neste ponto de vista, o período do milênio é um período durante o qual o mundo é “cristianizado por todos os homens” através da obra da igreja, uma influencia trará progressivamente justiça e paz por um período de apenas de mil anos.

Após esse período breve de tribulação, Cristo retornará a terra, esse retorno chama-se segunda vinda, ele retornará para banir Satanás e estabelecer um novo céu e uma nova terra para a eternidade.
A principal objeção a esse ponto de vista é que requer um milênio feito pelo ser humano num mundo que está ficando cada vez melhor.
Mas as Sagradas Escrituras descrevem um mundo numa decadência continua um modelo impedido não pela igreja, mas pelo próprio Cristo; Apocalipse12-20.

DESFECHO DOS ACONTECIMENTOS:

1. O povo judeu irá se converter.
Zacarias 12:10,
Romanos 11:26-27,
2. O reino de Deus é estabelecido como domínio de Deus no coração dos crentes, tanto judeus como gentios.
João 17:2, 20,22,
Romanos 10:11-13,
Gálatas 3:28-29,
Isaias 56:7-8,
Malaquias 1:11.
3. Justiça e paz reinarão na terra.
Isaias 11:9,
Isaias 25:9,
Miquéias 4:2-3.
4. O reino terá “joio”; Mateus 13:24-30.
Satanás será preso.
Mateus 12:24-29,
João 12:31,
Colossenses 2:15,
Hebreus 2:14,
Apocalipse 20:3,

A igreja obedece à grande comissão; Mateus 28:19-20.
A tribulação.
Satanás será solto “durante um período de pouco tempo”, engana as nações, levanta o anticristo, começa a grande guerra do Armagedom.

Mateus 24:14,21,
I Timóteo 4:1-3,
Apocalipse 20:7-9.

As sociedades se tornarão cristãs.

Zacarias 4:6,
Mateus 13:31-33,
Mateus 24:14,
Mateus 25:19,
II Pedro 3:8-9.

Segunda vinda de Cristo, quando Ele irá destruir o iníquo; II Tessalonicenses 2:8.

Ressurreição geral dos mortos e arrebatamento dos cristãos vivos.

Daniel 12:1-2,
João 5:28-29,
Atos 24:15,
I Tessalonicenses 4:13-17.


O julgamento do Grande Trono Branco.
Todos os ímpios serão julgados e condenados; Apocalipse 20:11-15.

CONCLUSÃO:
Na visão Pós-milenista as coisas acontecem na seguinte ordem:
a) Não haverá arrebatamento da igreja, mas o período ou era da mesma aqui na terra.
b) O milênio é apenas um período de cristianização entre os homens.
c) Novo Céu e Nova Terra.


Pr. Francisco Gomes Sobrinho


O ESTADO INTERMEDIÁRIO DOS MORTOS.

Onde estão os mortos?
Muitos têm questionado sobre esta preocupação.
Por exemplo:
Os gregos antigos diziam que os mortos iam para as “ilhas dos bem-aventurados”, ali ficavam aguardando o julgamento por três representantes do mundo subterrâneo.
Se o morto tivesse sido bom durante sua vida, e os juízes estabelecessem sua retidão, ele podia entrar nos Campos Elíseos, uma espécie de Paraíso.
Ali, de acordo com a mitologia grega, os mortos estariam em uma terra de música, luz e de ar doce e agradável.
As almas boas viveriam ali para sempre, entre as alegrias simples de flores e campinas verdejante.

Outras opiniões acerca do assunto.
Os romanos imaginavam a eternidade como espelho desta vida.
Para os muçulmanos, a morte traz recompensas e punição.
Os hindus e budistas dizem que as almas voltam a este mundo varias vezes, até que alcancem a bem-aventurança eterna.
Eles supõem que essa purificação acontece através da transmigração da alma.
Isto é, depois da morte a alma volta a reencarnar no corpo de um animal inferior ou outro ser humano, é praticamente o que ensina o espiritismo.
De acordo com a teoria da transmigração, a alma passa de um corpo para outro até ser purificada.
Depois ela é autorizada a entrar na morada dos deuses.
Para os budistas esse lugar chama-se nirvana.
Para os hindus brâmanes dizem que a alma se une a Brama, o poder universal.

Com quem está a verdade então?
A verdade está revelada nas Sagradas Escrituras e com o Deus eterno.
A Bíblia afirma categoricamente que uma das razões porque Jesus veio a este mundo, foi para nos mostrar como podemos ter a vida eterna e abundante não apenas aqui, mas também no além; II Timóteo 2:1,8-10.

Onde estão os mortos?

Antes da ressurreição de Cristo.
Para compreender os ensinos bíblicos sobre o lugar para onde os mortos vão, é necessário observar o texto original do Velho Testamento em hebraico, e o grego do Novo Testamento.
A palavra SHEOL, no Velho Testamento é o que vale a mesma palavra HADES no Novo Testamento.
Ambas designam o lugar para onde, iam todos após a morte: justos e ímpios, havendo, no entanto nessa região dos mortos, uma divisão para os justos e outra para os ímpios, separados por um abismo intransponível.
Todos estavam ali plenamente conscientes.
O lugar dos justos era de felicidade, prazer e segurança.
Era chamado “SEIO DE ABRAÃO” e “PARAISO”.
Já o lugar dos ímpios era e é medonho, cheio de dores, sofrimentos, estando todos lá, plenamente conscientes.
No Novo Testamento há três palavras diferentes, no grego, que são traduzidas para a palavra “INFERNO” em português.
1. Inferno; Lucas 16:22,23, é a tradução da palavra grega HADES.
2. Inferno; Mateus 23:23, é a tradução da palavra grega GEENA.
3. Inferno; II Pedro 2:4, é a tradução da palavra grega TÁRTARO.
Em cada versículo, o significado varia no original quanto ao lugar ocupado pelos espíritos dos mortos.

Depois da ressurreição de Jesus.
Jesus prometeu que as portas do inferno não prevaleceriam contara a igreja; Mateus 16:18.
Os fiéis de Deus, a partir dos dias de Jesus, não mais descerão ao HADES, isto é, à divisão reservada ali para os justos.
O texto em analise indica futuridade em relação à ocasião em que foi proferido por Jesus.
A mudança ocorreu entre a morte e a ressurreição do Senhor, pois ele disse ao ladrão arrependido: “Hoje estarás comigo no Paraíso”; Lucas 23:43.
O apóstolo Paulo disse sobre o assunto “quando Ele subiu as alturas, levou cativo o cativeiro, e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até as regiões inferiores da terra?” Efésios 4:8-9.
Entende-se, que Jesus, ao ressuscitar, levou para o céu os crentes do Velho Testamento que estava no “SEIO DE ABRAÃO”; Lucas 16:22.
Muitos desses crentes, Jesus os ressuscitou por ocasião da sua morte: Mateus 27:50-53, certamente para que se cumprisse o tipo prefigurado na festa das primícias, Leviticos 23:9-11, que de maneira profética falava da ressurreição de Cristo; I coríntios 15:20,23.
Nesta festa havia pluralidade, o texto fala de “molho” ou “feixe”.
Logo, no seu cumprimento deveria haver também pluralidade.
E houve, conforme lemos em Mateus 27:52-53.
A obra de Cristo foi completa desde o Velho Testamento.
O apóstolo Paulo foi ao Paraíso, o terceiro céu; II Coríntios 12:1-4.
O Paraíso está lá em cima, na presença de Deus.
Não em baixo como antes.
Mesma coisa se ver em Apocalipse 6:9-10, onde as almas dos mártires da grande tribulação permaneceram no céu, “debaixo do altar”, aguardando o fim da grande tribulação, para ressuscitarem; Apocalipse 20:4 e ingressarem no reino milenar de Cristo.
Os crentes que agora dormem no Senhor estão no céu, pois o Paraíso está lá agora, como resultados da obra redentora do Senhor Jesus Cristo; II Coríntios 5:8.
Obs: No momento do arrebatamento da igreja, seus espíritos virão com Jesus, unir-se-ão a seus corpos ressurretos e subirão com Cristo, já glorificados.
Na manhã da ressurreição, antes de Cristo permitir que Maria Madalena ou os discípulos o tocassem, ele desceu ao SHEOL, e libertou os mortos justos que estavam no Paraíso (SEIO DE ABRAÃO) e transferiu-os para os lugares celestiais em cima nos céus.
Foi nessa ocasião que ele “levou cativo cativeiro” ou a multidão de almas cativas dos mortos justos que esperavam no SHEOL/HADES pela consumação da obra de Cristo.

SHEOL OU HADES.

SHEOL/HADES – Seio de Abraão.
Aqui jaziam as almas dos justos falecidos até a morte de Jesus.
Transposto para o céu é chamado de “Paraíso”, onde os santos aguardam a ressurreição.

O GRANDE ABISMO – Ponte de separação.

HADES/SHEOL – Inferno.
Aqui jazem as almas dos ímpios falecidos desde o principio, até a ressurreição para o juízo final.
Portanto, quando morre um crente, ele não vai mais para o hades; II Coríntios 5:6-8.

A presente situação dos ímpios mortos.
Não houve alteração quanto ao seu estado.
Os ímpios continuam descendo ao hades império da morte.
Lá ficarão retidos em sofrimento consciente até o julgamento do grande trono branco, após o milênio, quando ressuscitarão para serem julgados e condenados ao inferno (lago de fogo); Apocalipse 20:13-15.
O inferno é uma grande prisão, uma cadeia, cuja chave esta com Jesus; Apocalipse 1:18.
Em Ezequiel 32:17-32, no conhecido “rol das nações ímpias no hades”, vemos os ímpios mortos das nações ali referidas, postos no hades.

Obs. O destino de toda a raça humana foi selado durante a sua vida.

O ESTADO DOS MORTOS DE ACORDO COM ALGUNS ESCRITORES GREGOS CLASSICOS.
Homero, em sua obra a “Ilíada” chama o sono de “irmão gêmeo da morte”.
Sócrates condenado a morte por envenenamento declarou: “se a morte é apenas um sono sem sonhos, deve ser algo maravilhoso”.
Davi aguardava por antecipação o dia em que iria despertar na presença do Senhor; Salmos 17:15; 90:5.

O ESTADO DOS JUSTOS FALECIDOS.
Na morte, a vida corpórea cessa e o corpo começa a desintegrar-se, o que é inerente à sua natureza.
Daí o espírito ou alma humana entrar em estado consciente de existência.
É a natureza desse estado, particularmente com respeito aos justos, que agora temos que estudar.

Os justos (salvos) estão com Deus; Eclesiastes 12:7; Filipenses 1:23.
Os justos (salvos) estão no Paraíso; Apocalipse 2:7; 22:1-2.
Os justos (salvos) estão vivos e conscientes: Mateus 22:32, Abraão, Isaque e Jacó – morreram há muito tempo porém eles continuam vivos.
Os justos (salvos) estão em descanso eterno; Apocalipse 14:13; 20:12.

O ESTADO DOS IMPIOS FALECIDOS.
Lucas 16:23 – Eles estão num lugar fixo, continuam vivos (matéria) e conscientes, estão separados de Deus.
II Pedro 2:9 – Estão reservados para o castigo eterno.
O ensino de que os mortos (justos ou ímpios) se encontram na sepultura, sono profundo e em estado de inconsciência, como ensinam alguns sabatistas, não encontra fundamento e nem apoio nas Sagradas Escrituras.

O CÉU E O INFERNO.

Como será o céu?
A definição de céu está além do entendimento humano.
O destino final da igreja é sua habitação na presença de Deus.
A Bíblia chama isto de “CÉU”.

COMO É O CÉU?
O céu é a morada de Deus, é onde ele está; Apocalipse 21:2,3.
O céu é um lugar literal e real; João 14:2-3.
O céu é um lugar espaçoso; Apocalipse 7:9 – Apocalipse 21 e 22 fala das belezas desse lugar.
O céu fica em cima.
a) Atos 1:9-11;
b) II Reis 2:11;
c) II Coríntios 12:2,4;
d) Apocalipse 21:3,4
e) Apocalipse 22:3-5.

AREALIDADE DO INFERNO.
No Novo Testamento, há três palavras diferentes no grego, que são traduzidas para a mesma palavra inferno em português, são elas: HADES, GEENA E TÁRTARO.

HADES – é o Sheol do Antigo Testamento. É o lugar onde os espíritos dos mortos aguardam a ressurreição.
GEENA – Refere-se ao inferno em relação ao castigo eterno. É o lugar para onde irão os injustos condenados após o julgamento do grande trono branco.
TÁRTAROS – É usado para referir-se à prisão dos anjos caídos; Judas 6.

O QUE É IMPORTANTE SABER ACERCA DO INFERNO?
É a antítese do céu; Mateus 11:23;
Cristo prometeu fazer a sua igreja triunfar sobre o inferno; Mateus 16:18;
No inferno há vida consciente e sofrimento eterno; Lucas 16:23;
Deus tem poder de matar o corpo e lançar a alma no inferno; Mateus 10:28;
A indisciplina dos nossos membros pode ser a causa de condenação do corpo ao inferno; Mateus 5:29;
Não escape do inferno para o impenitente; Mateus 23:33;
O inferno será um lugar de separação e sofrimento eterno; Mateus 13:42,49-50; 25:41.

No seu livro discurso aos gregos acerca do hades, o famoso historiador judeu, Flavio Josefo, contemporâneo do Senhor Jesus Cristo, descreve o inferno como um lugar “preparado para um dia predestinado por Deus, dia no qual haverá um justo juízo sobre todos os homens, quando os injustos e todos os que têm sido desobedientes a Deus e tem honrado a ídolos... serão mandados a este castigo eterno... enquanto os justos obterão um reino incorruptível que nunca desaparecerá”.





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