terça-feira, 30 de março de 2010

Estudo de preparação para o batismo

QUATRO BASES PARA VIDA DE QUEM QUER CONHECER A DEUS



Por que o homem tem tanto anseio, tanta necessidade de conhecer a Deus?
Sem dúvida é porque ele não consegue encontrar resposta para os seus questionamentos.
É necessário uma resposta sobrenatural, e ele por si só não pode definir a razão de sua existência, sua consciência é incapaz de compreender o mundo ao seu redor.
Por isso é que existe esta necessidade de saber por que ele existe, para que existe e para onde irá a sua alma.
Neste trabalho quero apresentar quatro bases que são de suma importância na vida do homem e na sua compreensão de querer entender o universo que tão de perto nos rodeia.
Ele precisa conhecer sobre:
A salvação, o batismo, a igreja como corpo de Cristo e uma igreja local denominada Igreja Batista, de onde se deve a expansão da graça de Deus através da proclamação das boas novas.
São princípios norteadores decisivo na vida de qualquer pessoal que toma a atitude de viver de modo digno do evangelho do Senhor e Salvador Jesus Cristo.


A SALVAÇÃO.


Salvação é um termo derivado do ato de salvar, é a forma de redenção, de tirar alguém da pior, alguém que está morrendo.
Também quer dizer livrar alguém do perigo, guardar a salvo porque está correndo risco de morte.
Obter a salvação eterna; é por se a salvo; abrigar-se; refugiar-se em alguém ou em alguma coisa.
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, ele é a nossa salvação, ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não terei medo, porque ele esta comigo todos os dias até a consumação dos séculos.

1 - Por que o homem precisa ser salvo?

Porque Deus diz na sua palavra que ele está nas seguintes condições:
Perdido; Isaias 6:5.
Condenado; Marcos 16:16.
Sob a ira de Deus; Efésios 2:3.
Cego; II Coríntios 4:4.
Espiritualmente morto; Efésios 2:1.
Sem esperança; Efésios 2:12.
Sem Deus no mundo; I João 5:19.
Vejamos algumas frases tiradas das Sagradas Escrituras: Leia com bastante atenção.

“Pois todos pecaram e estão separados (destituídos) da glória de Deus”; Romanos 3:23.

“Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me... Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe; Salmos 51:4-5.

“Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele à iniqüidade de todos nós”; Isaías 53:6.

“Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”; João 3:36.

“Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho unigênito de Deus”; João 3:18.

“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”; Lucas 19:10.

“Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto... O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”; II Coríntios 4:3-4.

“Somos como o impuro todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe”; Isaias 64:6.

“Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados... Naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo”; Efésios 2:1,12.

“Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão”; Lucas 13:3.

“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”; Marcos 16:16.

“Em resposta, Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”; João 3:3.

Talvez você nunca tenha se considerado um pecador, mas a palavra citada acima declara o que Deus pensa cerca de você. “O Senhor, contudo disse a Samuel: Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei.
O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”; I Samuel 16:7.

2 – O homem precisa ser salvo por causa das coisas que Deus pode fazer pelos salvos.

O que Deus pode fazer pelos salvos?
Como compreender o que Deus pode fazer pelos salvos?
Leia com atenção as seguintes palavras proferidas por Deus nas Sagradas Escrituras.

“Quem crê no Filho tem a vida eterna”; João 3:36.

“Creia (significa entregar) no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”; Atos 16:31.

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus”; Romanos 5:1.

“Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da sua graça”; Efésios 1:7.

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”; Mateus 11:28.

“Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida”; João 5:24.

“Com tudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus”; João 1:12.

“Eu sou a luz do mundo... Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”; João 8:12.

“Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus”; Mateus 10:32.

3 – O homem precisa ser salvo por causa das grandes bênçãos que pode desfrutar e por causa das grandes coisas que Deus pode fazer por intermédio dele.


“Tudo posso naquele que me fortalece”; Filipenses 4:13.

“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido”; João 15:7.

“E disse Jesus: Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”; Marcos 1:17.

“Vocês não dizem: Daqui a quatro meses haverá a colheita?... Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos!... Eles estão maduros para a colheita... Aquele que colhe já recebe o seu salário e colhe fruto para a vida eterna, de forma que se alegram juntos o que semeia e o que colhe”; João 4:35-36.

“Mas ele disse: Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza...”; II Coríntios 12:9.

“... Aquele que me serve, meu Pai o honrará”; João 12:26.

“... Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim não podem fazer coisa alguma”; João 15:5.

“Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará também coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai”; João 14:12.

Meu amado, você não pode nem imaginar o que Deus pode fazer por meio daquele que lhe der uma oportunidade.

“Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte”; I Coríntios 1:27.

Meu amado, Deus te convida a abandonar os seus pecados, e deixar de fazer a sua própria vontade, e voltar-se para Jesus Cristo crendo nele como único e suficiente Salvador.
Ele há de te abençoá-lo de forma rica e abundantemente e há de usá-la na sua obra.
Se você quer se tornar uma nova criatura faça a seguinte oração:
Senhor Jesus, eu abro o meu coração, por favor, entra na minha vida e me aceita como um de teus filhos, eu te recebo como Salvador e Senhor.
Amém.



O BATISMO.

O batismo é o único meio de mostrar ao mundo que o corpo de Cristo está sendo formado em mim.
Por meio do sepultamento do velho homem que foi morto para o pecado e agora está ressuscitando para uma nova realidade de vida.
Sendo assim, a única maneira de dizer ao Senhor que eu o amo de todo meu coração é obedecendo a sua ordenança de crê e ser batizado.
É falar de maneira clara que o Senhor passou a morar em meu coração.
Por que o homem precisa ser batizado?
O batismo não salva, não ajuda a salvar, nem tão pouco acrescenta algo a obra consumada por Cristo Jesus na cruz, mas é um passo muito importante na vida cristã.
É o primeiro passo na vida cristã, é somente para os que já foram salvos.
O batismo é uma ordenança divina.
E o apóstolo Pedro ordenou que fossem batizados:

“Então ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo...”; Atos 10:48.

“Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo”; Atos 2:38.

“... Levantem-se seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome de Jesus”; Atos 22:16.

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”; Mateus 28:19-20.

O batismo bíblico e Neo-Testamentário é tão somente por imersão.
“Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo”; Efésios 4:5.

Que o Novo Testamento ensina apenas o batismo por imersão está comprovado nos seguintes fatos:

A palavra grega baptizo, traduzida para a língua portuguesa como batizar, significa imergir, cobrir com água, mergulhar, afundar e submergir e assim por diante. Nada mais, além disso. Há uma boa palavra grega para aspergir, que é rantizo; e outra grega para derramar, que é eccheo, mas nenhuma dessas palavras jamais foi usada no Novo Testamento para simbolizar o ato do batismo. Nunca se disse também que água tenha sido derramada sobre uma pessoa no ato do batismo, o que seria perfeitamente aceitável se o batismo fosse por aspersão ou derramamento.

O significado de imergir é o requerido ou perfeitamente possível na tradução de cada passagem do Novo Testamento onde o batismo é mencionado. Não poderia ser substituído por aspergir ou derramar em todas essas passagens e continuar tendo ou fazendo sentido.


O batismo de João o Batista exigia que se tivesse muita água. João também estava em Enom, perto de Salim, porque ali havia muitas águas, e o povo vinha para ser batizado”; João 3:23.

A narrativa do batismo de Jesus em Marcos 3:13-17 – indica que claramente que imersão. Pelas seguintes expressões: “Assim que Jesus foi batizado saiu da água”. Você não gostaria de ser batizado como o Senhor Jesus foi? Atos 8:36-39. “Chegaram a um lugar onde havia água” – “Olhe aqui a água...” – “...desceram à água...” – “Quando saíram da água”.

A imersão é a única forma de batismo que as Sagradas Escrituras ensinam e que simboliza as verdades caracterizadas por Cristo Jesus.

Morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo.
A nossa identificação com Cristo em sua morte, sepultamento e ressurreição de Cristo Jesus.
A futura ressurreição do corpo do crente em Cristo Jesus.
- “Se não há ressurreição, que farão aqueles que se batizam pelos mortos? Se absolutamente os mortos não ressuscitam, por que se batizam por eles?” I Coríntios 15:29.

- “Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?... Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova... Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição”; Romanos 6:3-5. - “Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos”; Colossenses 2:12.

Essas passagens bíblicas mostram o verdadeiro significado simbólico do batismo.

Obs.: Que o batismo é o processo do sepultamento; portanto, o batismo por imersão sepulta o corpo do crente morto para o pecado na água e ao sai ressuscita para andar em novidade de vida.

O batismo é o meio simbólico do crente se revestir de Cristo Jesus; “pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram”; Gálatas 3:27.

O batismo simboliza o lavar dos nossos pecados; “E agora, que está esperando?... Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele”; Ato 22:16.

A igreja católica grega ortodoxia ensina e pratica a imersão até hoje como forma bíblica de batismo. O grego moderno é muito parecido com o grego do Novo Testamento, e essa igreja não pode extrair nenhum outro significado da palavra baptizo, além de imergir. É claro que os gregos são capazes de interpretar e ensinar corretamente a sua própria língua!

Se um crente for batizado por imersão, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo por imersão, o seu batismo estará fora de qualquer dúvida ou disputa. Ele mesmo nunca pode duvidar dele. Onde quer que vá será aceito como um crente batizado.


Praticamente todos os estudiosos das Sagradas Escrituras concordam que a imersão foi à forma usada pela a igreja primitiva de batismo e que foi universalmente praticada por diversos séculos depois da morte de Cristo.

A obediência a este mandamento resulta numa boa consciência; “e isto é representado pelo batismo que agora também salva vocês – não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus – por meio de Jesus Cristo”; I Pedro 3:21min.

O batismo é uma forma de confessar Jesus Cristo publicamente e de se identificar com o seu corpo. Ele espera que você confesse; “Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”; Marcos 8:38.

Se você foi batizado por aspersão na primeira infância, na realidade não houve batismo. O batismo do Novo Testamento é somente para crentes confessos, e uma criancinha recém-nascida não pode crer ou deixar de crer. O batismo vem sempre após a conversão; “Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor, ele e toda a sua casa; e dos coríntios que o ouviram, muitos criam e eram batizados”; Atos 18:8.

O batismo é o teste do nosso amor a Jesus Cristo. Se realmente amamos a Jesus Cristo, guardaremos todos os seus mandamentos.

“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos”; João 14:15.
“Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama...Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”; João 14:21.
“Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço”; João 15:10.
“Vocês serão meus amigos, se fizerem o que lhes ordeno”; João 15:14.

Meu amado, a melhor forma de entender que Deus nos ama e quer o bem para nossa alma é colocá-la no seu corpo através da salvação e posteriormente do batismo, ato simbólico de identificar-se com ele que é a cabeça da igreja. A qual falaremos nas próximas lições.



IGREJA CORPO DE CRISTO.


Igreja qual deve ser a nossa definição de igreja?
Comunidades de cristãos, conjuntos de pessoas fiéis, unidas pela a mesma fé e que obedecem aos mesmos princípios espirituais.
A igreja é uma ordem de ensino eclesiástico formados por conjuntos doutrinários e teológicos, com a finalidade de unir pessoas para adorar a Deus e proclamar o santo evangelho do Senhor.
A igreja tem que desenvolver suas atividades voltadas em suas comunidades locais.
O crescimento da igreja se deve ao fato de que os seus congregados devem está unidos no mesmo corpo.
Eis ai a razão porque todos os homens precisam conhecer Jesus Cristo como Salvador e Senhor, e depois esteja unidos a igreja corpo vivo do Senhor Jesus.
Por que o homem precisa se unir a uma igreja?

Jesus Cristo instituiu a igreja; “E lhes digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades (inferno) não poderão vencê-la”; Mateus 16:18.
Ele é a cabeça da igreja; “Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o principio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia”; Colossenses 1:18.
Ele a amou e se entregou por ela; “Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela”; Efésios 5:25.
Nós não podemos menosprezar ou ignorar algo que Deus considera de sua importância.
Os cristãos da igreja primitiva uniram-se a igreja, e é o que devemos fazer se quisermos obedecer ao que Jesus no Novo Testamento e tê-lo por guia; “louvando a Deus e tendo a simpatia de todo povo... E o Senhor lhes acrescentava diariamente a igreja os que iam sendo salvos”; Atos 2:47.
A igreja é o meio divinamente designado de reunião para adorar a Deus e honrar o Senhor Jesus Cristo como cabeça; “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o dia”; Hebreus 10:25; - “e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela a primeira vez chamados cristãos”; Atos 11:26.
A igreja lhe oferece os melhores meios de falar de Cristo Jesus, exaltando como Senhor e honrá-lo como Salvador; “Ele lhes disse: Vão! Eles saíram e entraram nos porcos, e toda a manada atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e morreu afogado... Os que cuidavam dos porcos fugiram, foram à cidade e contaram tudo, inclusive o que acontecera aos endemoninhados”; Mateus 10:32-33; - “Para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou”; João 5:23.
Nós precisamos do ministério da igreja para desenvolver o nosso caráter cristão, para instruí-lo nas verdades divinas e para discipliná-lo; “Se ele recusar a ouvi-los, conte a igreja; e se ele recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano”; Mateus 18:17 – “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus... Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte... Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz ás igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela escrito, conhecido apenas por aquele que o recebe... Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”; Apocalipse 2:7,11,17,29 – “Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do senhor”; Tiago 5:14.
A igreja local lhe oferece a melhor das oportunidades de se juntar aos outros que também estão obedecendo a Jesus Cristo e a grande comissão dada por Ele; “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”; Mateus 28:19-20 – “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e ate os confins da terra”; Atos 1:8.
A igreja local é a guardiã das ordenanças do batismo e da Santa Ceia do Senhor, e para observá-los corretamente você deve ser membro da igreja; “Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor... porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga... Pois eu recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão... e, tendo dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”; I Coríntios 11:20-23.
É o melhor lugar para desenvolver a mais proveitosa amizade cristã e os melhores contatos sociais.
A igreja local dará uma tarefa definida para você fazer por Cristo Jesus evitando que você fique a toa e despreocupado das responsabilidades cristãs.
Sendo um membro de igreja você se empenha de maneira definida no programa cristão acertando mais e errando menos; “Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado... Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpra a lei de Cristo”; Gálatas 6:1-2.
A igreja contribui para os melhores interesses da sua comunidade local. Ela deve se associar a toda causa boa e justa que ela julgar conveniente. Ela merece o seu apoio integral; “Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé”; Gálatas 6:10.
O apostolo Paulo e os apóstolos do Senhor Jesus Cristo fundaram igrejas locais por todo o mundo mediterrâneo como centros evangélicos de adoração espiritual, do zelo evangélico e do empenho missionário; “As igrejas da província da Ásia enviam-lhes saudações. Áquila e Priscila os saúdam afetuosamente no Senhor, e também a igreja que se reúne na casa deles”; I Coríntios 1:19 – Jesus Cristo estava no meio dessas igrejas, ainda que fossem igrejas imperfeitas, e tinha os seus anjos à sua mão direita; “e entre os candelabros alguém ‘semelhante a um filho de homem’, com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito... Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: as sete estrelas são anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas”; Apocalipse 1:3,20 – Você magoa a pessoa bendita do Senhor Jesus Cristo e prejudica-se a si mesmo, ficando do lado de fora da igreja que é o corpo vivo do Senhor Jesus Cristo.
A igreja local é a coluna e baluarte da verdade; “Mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade”; I Timóteo 3:15 – Quando você se une a igreja, contribui para a verdade que ela defende
Ficando fora da mesma, você termina por influenciar outros a fazer a mesma coisa. Você acha que isso seria conveniente? “Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos... Também eu procuro agradar a todos, de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas bem de muitos, para que sejam salvos”; I Coríntios 8:9; 10:33.
Se todos os cristãos achassem que não deveriam se unir a uma igreja, como a causa de Cristo seria sustentada?







IGREJA BATISTA.


O dicionário Globo define Batista: Como aquele que batiza; nome dado por excelência a São João que foi quem batizou nosso Senhor Jesus Cristo, palavra originária do grego baptistes e do latim baptista.
Originou-se exatamente da palavra baptizo no grego original que quer dizer também batizar.
Muitos querem atribuir a João Batista, outros aos apóstolos do Senhor Jesus Cristo que tiveram suas mortes semelhantes a Jesus de forma cruel, derramando seu sangue, por isso vem à definição que a igreja Batista veio de um rastro de sangue, seguido pelo exemplo de Cristo, que morreu na cruz.
Porém deve se atribuir a ordenanças do batismo que foi ministrado por João no rio Jordão.
Jesus Cristo antes de iniciar seu ministério se dirigiu ao rio Jordão para ser batizado por João.
Portanto, a origem do nome batista provem de três palavra encontrada em Mateus 3:13-17 – JESUS – JORDÃO E JOÃO.
Ai fica evidente que Jesus Cristo antes começar seu ministério ele próprio se tornou um batista.
Daí a aproximidade mais coerente com as Sagradas Escrituras, estão nas doutrinas Neo-Testamentária.
Portanto, toda e autentica igreja batista é considerada uma igreja bíblica pelas bases fundamentais da Teologia eclesiástica.
A igreja no inicio teve o nome de igreja cristã primitiva.
Somente em 1609 em Amsterdam na Holanda, foi que os batistas que antes eram chamados pelos seus opositores de Anabatistas resolveram assumir a verdadeira identidade de Batista.
A partir daí veio se seguindo a história e hoje temos a história batista chegando aos 400 anos de inicio com o nome de batista.

Por que o homem precisa se unir a uma Igreja Batista?
Porque uma igreja verdadeiramente Batista defende plenamente as verdades Neo-Testamentária.
Uma autentica Igreja Batista é organizada de acordo com os ensinos bíblicos do Novo Testamento, nos seguintes pontos que julgamos sendo os essenciais.
Ela exige regeneração antes do batismo e antes da filiação a igreja; “Em resposta, Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo”; João 3:3.
Ela não batiza criancinhas recém-nascidas; “Crispo, chefe da Sinagoga, creu no Senhor, ele e toda a sua casa, e dos coríntios que o ouviam, muitos criam e eram batizados”; Atos 18:8.
Ela não tem um credo elaborado por homem, mas segue e aceita o Novo Testamento exclusivamente como sendo seu credo.
Ela é uma pura e autentica democracia, ela é autônoma e independente de qualquer bispo, papa, concilio, convenção, sínodo, associação ou senhorio humano.
Jesus Cristo é unicamente a sua cabeça, e ela conduz seus negócios sob a orientação dele por meio do Espírito Santo.
Mas uma igreja batista pode contar com a cooperação de outras igrejas batistas no seu desenvolvimento evangelístico é ai que entra as associações, convenções e juntas de missões elas não tem poder de exercer qualquer tipo de autoridade sobre as igrejas, elas agem apenas como catalisadoras de recursos.
Todos os membros de uma igreja batista têm privilégios idênticos ou iguais.
Numa autentica igreja batista só existem dois tipos de oficiais: Os pastores e os diáconos; bispo, ancião, presbítero e pastor, são palavras sinônimas no Novo Testamento para definir a mesma função ministerial, são palavras de mesmo significado. Já o diácono ele tem função diferente no seu exercício, ele foi designado para servir as mesas do ministério de modo geral.
Ela defende a igualdade dos ministros; não exigem graduações dentro do ministério, com alguns mandando nos outros ou determinando o que os outros precisam fazer.
Ela defende a aproximação direta de cada crente para com Deus, sem a interferência de mediadores humanos, rituais, cerimoniais ou formalismo; “Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda firmeza á fé que professamos... pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado... Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade... Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus... o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Este foi o testemunho dado em seu próprio tempo”; Hebreus 4:14-16 II Timóteo 2:5.
Ela defende o batismo por imersão como único é só depois de uma profissão de fé em Cristo Jesus, de acordo com os ensinamentos do Novo Testamento.
Ela realiza a Santa Ceia do Senhor como ordenança simbólica, o pão como simbólico representando o corpo de Cristo, que foi partido por nossos pecados, e o cálice representando o sangue, que foi derramado para nossa redenção.
Não é uma ordenança salvadora, mas ajuda-nos a lembrar a sua morte, e inspira-nos a esperar a sua volta para buscar a igreja, ela é reservada para crentes salvos em Cristo Jesus; “Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo... Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, nosso Deus, chamar... Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles; Salvem-se desta geração corrompida... Os que aceitaram a mensagem batizados, e naquele dia houve um acréscimo de três mil pessoas... Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações... Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos... Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum... Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade... Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração... Louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvo” Atos 2:38-47.
Ela defende a separação entre igreja e o estado. Assuntos políticos devem ser mantidos fora da igreja; e o governo civil não deve de maneira nenhuma interferir nas igrejas. Mas cada cristão tem a obrigação de exercer sua cidadania, usando de sua influencia para o desenvolvimento cívico do País; “De César, responderam eles. E ele lhe disse: Então, dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”; Mateus 22:21.
Ela defende que a Bíblia é a palavra de Deus; e defende a necessidade do evangelismo, das missões e do viver em santidade. Além do que foi dito acima, uma igreja Batista, assim como muitas outras, defende doutrinas tais como:
a) A divina inspiração das Sagradas Escrituras; “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça”; II Timóteo 3:16.
b) A triunidade de Deus; “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês”; II Coríntios 13:14.
c) O Nascimento virginal de Jesus Cristo; “Por isso o Senhor mesmo lhe dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará a luz um filho, e o chamará Emanuel, que quer dizer Deus conosco”; Isaias 7:14.
d) A divindade de Jesus Cristo; ”Aquele que é a palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”; João 1:14.
e) A obra expiatória de Jesus Cristo; “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos pecados, mas também pelos pecados de todo mundo”; I João 2:2.
f) A ressurreição de Jesus Cristo; “Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão... Pois o que primeiramente lhes transmiti foi que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras... foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras”; I Coríntios 15:2-4.
g) A segunda vinda visível de Cristo Jesus; “Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém”; Apocalipse 1:7.
h) A salvação pela graça por meio da fé; “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus... não por obras, para que ninguém se glorie”; Efésios 2:8-9.
i) A segurança eterna do verdadeiro crente em Cristo Jesus; “Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vem a mim eu jamais rejeitarei... Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna”; João 6:37,47.
j) A vida eterna dos salvos; “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus... Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão” Romanos 8:1; João 10:28.
k) A condenação dos perdidos no inferno; “Então a morte e o hades (inferno) foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte... Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo... Mas os covardes, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idolatras e todos os mentirosos o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”; Apocalipse 20:14-15; 21:8.
Uma igreja Batista permite que os seus membros interpretem as Sagradas Escrituras individualmente, sob a orientação do Espírito Santo; “Mas quando o Espírito Santo vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir... Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade”; João 16:13; II Timóteo 2:15.
As igrejas Batistas não foram criadas ou fundadas por nenhum homem, tal como, por exemplo: John Wesley, Martinho Lutero, John Calvino, Knox; Campbell, Otterbein, etc. São igrejas Neo-Testamentárias organizadas sob orientação humanas, mas com toda a sua base no Novo Testamento, e como tais existiram no inicio do primeiro século com vários nomes e em todos os períodos da história cristã, remontando aos apóstolos; “Pois toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor... mas a palavra do Senhor permanece para sempre... Ele respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada pelas as raízes”; I Pedro 1:24-45; Mateus 15:13.
É relevante o fato de sua união a esta o aquela igreja. É algo mais do que ir para o céu, é uma questão de obediência parcial ou completa à palavra vida do Senhor Deus. Há uma grande diferença entre as denominações.
Você pode pertencer a qualquer uma delas, ou a nenhuma e ir para o céu; mas se você quiser ser um autentico discípulo leal e obediente, vai querer comparar cuidadosamente os ensinamentos e práticas das igrejas com o Novo Testamento. E nesse caso, você será um verdadeiro batista. Quanto mais você entender as doutrinas e os ensinos batistas mais batista você vai querer ser, pois o Senhor Jesus nos deixou esse exemplo de sermos batistas; Mateus 3:13-17, em especial o versículo 15, quando Ele se torna um batista através do seu batismo; “Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendendo como pomba e pousando sobre ele”.

Pr. Francisco Gomes Sobrinho
Igreja Batista Memorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário