quinta-feira, 21 de abril de 2011

IGREJA.
A terminologia igreja nos apresenta duas definições em sua forma simples de ser igreja.
Ela é um organismo e ao mesmo tempo uma organização.
1. O que é a igreja como organismo?
Como organismo a igreja é o corpo místico de Cristo Jesus, do qual ele é a cabeça viva e também da qual os crentes regenerados são os seus membros; I Coríntios 12:12-13.
2. O que é a igreja como organização?
Uma igreja local é um grupo de crentes batizados, reunidos pelo Espírito Santo com o propósito de obedecer aos princípios e preceitos da palavra de Deus; Atos 16:5.
Obs: A igreja, na qualidade de organismo, inclui todos os crentes regenerados, tirados de todo o mundo entre o primeiro e o segundo advento de Cristo; ao passo que, como organização, abrange os crentes locais, unidos para o serviço de Cristo, em qualquer assembléia cristã.
A igreja é, atualmente, o Corpo de Cristo em processo de formação e, quando ela estiver completa, ser-lhe-à apresentada como Esposa; por enquanto somente o pedido de noivado foi efetuado. Aguarda cumprimento futuro e a celebração da "Ceia das bodas do Cordeiro".
Qual é a missão da igreja?
Constituir um lugar de habitação para Deus; Efésios 2:20-22.
Dar testemunho da verdade; I Timóteo 3:15.
Tornar conhecida a multiforme sabedoria de Deus; Efésios 3:10.
Dar eterna glória a Deus; Efésios 3:20,21.
Edificar seus membros; Efésios 4:11-13.
Disciplinar seus membros; Mateus 18:15-17; I Coríntios 5:1-5,9-13.
Evangelizar o mundo perdido; Mateus 28:18-20.
O propósito para o qual existe uma igreja é o trabalho missionário. Tire-se de uma igreja a idéia missionária, e ter-se-á uma vida sem objetivo, uma árvore estéril, uma casa vazia sobre cuja porta está escrito "icabode". Limite-se o evangelho em seu escopo ou poder, e arrancar-se-lhe-á o próprio coração. Cristo viveu e morreu a favor de todos os homens. A incumbência da igreja é torná-lo conhecido de todos. Nossa religião cristã gira em torno de dois eixos: "Vem" e "Vai". Todos que aceitam o convite que diz "Vem" devem ouvir, imediatamente, a ordem imperativa que diz "Vai". Essa é a roda motriz da maquinaria de uma igreja ou denominação. Pare-se essa roda e a maquinaria ficará imóvel e inútil. Essa é a autoridade da educação cristã. Colégios e Seminários foram fundados para preparar os homens para o "Vai". Quando deixam de funcionar assim, devem ser ou revitalizados ou encerrados.
Obs: A missão da igreja é glorificar a Deus conquistando almas para Cristo, edificando-as em Jesus Cristo, e enviando-as ao mundo por Cristo.
Pr. Francisco Gomes Sobrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário