sábado, 17 de julho de 2010


VOCÊ SABE POR QUE O BOI PRECISA VIR ANTES DA CARROÇA?

Dois lideres tribais Inuit participavam de uma conferência em Miami a respeito de algumas questões acercas dos nativos Norte Americanos.
Eles nunca tinham saído do seu habitat natural e nem de seu Circulo Ártico eles estavam maravilhados com o ambiente semitropical do Sul da Flórida.
Quando iam de ônibus do aeroporto para o hotel, eles passaram por uma baia onde algumas pessoas faziam esqui aquático, puxadas por uma lancha.
Como conhecia apenas caiaque e outras embarcações desenvolvida a remo, um dos homens Inuit disse ao outro: “Como o barco pode andar tão depressa?”
O outro Inuit observou bastante por alguns minutos e sem titubear respondeu: “Homem que segura a corda empurra ele”.

Onde estava a força?
Ele tinha a carroça adiante do boi.
Mesmo vivendo na época dos automóveis importados e marcas totalmente importantes, ainda compreendemos que as carroças não puxam e nem conseguiriam puxar os bois.
Carroças e esquiadores aquáticos são rebocados, bois e lanchas são rebocadores.
É fácil; eles fornecem a força.
Meu amado leito quando começamos a considerar o relacionamento entre o perdão de Deus por nossos pecados e nossas boas obras, entretanto, é mais difícil compreender qual é a carroça e qual ó boi, o rebocado e o rebocador.
Alguns consideram obvio.
Nossas boas obras são o boi que reboca a carroça da salvação.
Eles insistem que Deus perdoa os pecados daqueles que tentam o máximo e obtém boas obras suficientes para superar as más.
Outros ainda insistem que há dois bois puxando a carroça da salvação: um é a das boas obras e o outro é da fé na morte de Jesus Cristo na cruz por nossos pecados.
“Não coloque a carroça diante dos bois” não é a única verdade relacionada a animais.
Também não conseguimos fazer uma mula empacada andar.
As mulas quando estão empacadas não andam, independentemente do que falemos ou façamos.
A Biblia diz que nossas boas obras são como a mula empacada, que não puxam a carroça da salvação.
Antes de nossos pecados serem perdoados, nossa vontade é escravizada pelo pecado; “...Em verdade, em verdade vos digo: todo que comete pecado é escravo do pecado...prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor... João 8:34 e I Pedro 2:19”.
Antes que os efeitos do pecado sejam revertidos, nossas mentes são insensibilizadas e obscurecidas pelo pecado. “... Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto...nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus..Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos...obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela a dureza do seu coração; II Coríntios 4:3-4 e Efésios 4:17-18.
Não podemos pensar claramente a respeito de nossas boas ações; nossa vontade e mente são incapacitadas porque nosso espírito está morto; “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados...E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos”; Efésios 2:1 e Colossenses 2:13.

O perdão é que puxa.
Na figura da carroça e do boi, a salvação é o boi e as boas obras, a carroça.
A salvação é a força e as boas obras são o efeito da força da salvação.
O perdão dos pecados faz vivo nosso espírito, que antes estava morto por causa do pecado.
O perdão dos pecados leva à renovação da nossa mente; “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus... e vos renoveis no espírito do vosso entendimento”; Romanos 12:2 e Efésios 4:23.
Ele liberta nossa vontade da escravidão das escolhas malignas; “E conhecereis a verdade e verdade vos libertará... SE, pois, o Filho libertar, verdadeiramente sereis livres”; João 8:32,36.
As pessoas redimidas conseguem pensar claramente a respeito do bem e do mal.
Elas podem escolher livremente entre o bem e o mal.
Os esquiadores aquáticos não empurram o barco.
As carroças não empurram os bois.
As boas obras não resultam em perdão de pecados.
É sempre o contrário.
Que Deus te faça entender o maior propósito que Ele tem para sua vida e você aprenda a nunca colocar a carroça adiante dos bois.

Pr. Francisco Gomes Sobrinho.
Igreja Batista Memorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário